Combate a violência

Mulheres saem às ruas em defesa da vida feminina

Publicado em 24.01.2010, às 23h18

Do Jornal do Commercio

Mulheres foram à praia pedir um basta à violência
Mulheres foram à praia pedir um basta à violência
Foto: Clemilson Campos/JC Imagem

A campanha Basta de Violência Contra as Mulheres, do governo do Estado, chegou ao fim neste domingo com ações de prevenção em diversas praias do litoral pernambucano e municípios banhados pelo Rio São Francisco. O evento ocorreu durante todo o dia e consistiu na distribuição de panfletos e divulgação de mensagens em carros de som.

Dezenas de promotoras legais populares – mulheres que passaram por capacitação da Secretaria da Mulher para trabalhar na prevenção à violência – participaram do evento. A ação que marcou o fim da campanha aconteceu nas praias de Sirinhaém, Tamandaré, Porto de Galinhas, Gaibu, Piedade, Boa Viagem (Litoral Sul), Casa Caiada, Janga, Pau Amarelo, Itamaracá, Igarassu e Goiana (Litoral Norte).

No interior, o evento ocorreu em Belém do São Francisco, Petrolina, Petrolândia, Jatobá e Cabrobó, no Sertão pernambucano. A campanha teve início no mês de novembro do ano passado através de ações desenvolvidas pela Secretaria da Mulher e passou por todas as regiões do Estado. Para a secretária-executiva da Mulher, Lucidalva Nascimento, a campanha termina com um saldo positivo.

“A campanha teve esse sentido de prevenção, de conscientizar as pessoas de que existe uma lei (Lei Maria da Penha) que pune rigorosamente a violência contra as mulheres. Havendo prevenção, podemos reduzir os índices de casos de crimes contra a mulher. E a receptividade da sociedade foi ótima para a campanha”, explicou.

MORTES - Este ano, pelo menos 11 mulheres foram assassinadas no Estado. O fim da campanha Basta de Violência não quer dizer, segundo a Secretaria da Mulher, que não haverá mais ações. Atualmente, a pasta está com o projeto Mulheres da Paz, desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde.

A campanha Basta de Violência contra a mulher faz parte do Pacto pela vida, programa do governo do Estado que se propõe a reduzir o número de homicídios, e contou com inserções na televisão e rádio, e material publicitário, totalizando mais de 350 mil peças para distribuição. Outras atividades marcaram a campanha. No Recife, o Fórum das Mulheres organizou vigílias e passeatas.

      25/01/2010